Escolha uma Página

Qual é a finalidade do casamento?

A origem da palavra de “casamento” vem da palavra “casa”, já “matrimônio” vem de do radical “mater” (“mãe” em latim). Também há a possibilidade de vir palavra em latim “casamentu”.

Do primeiro significado proposto, podemos conotar um significado, que nos leva a uma das três finalidades propostas pelo Direito da família:

“a) A intenção de viverem juntos – É a chamada affectio maritalis que é o elemento decisivo na indissolubilidade do vínculo.”

A intenção de terem uma casa, um lar. Que, elevando os expoentes, nos leva a vontade de ter uma família.

O segundo significado proposto também pode nos levar a outra das três finalidades:

“b) Amor – Que independe de mera atração sexual e encontra sua manifestação mais veemente na afeição, solidariedade, cumplicidade, atração mútua e afinidades pessoais.”

Um amor platônico, que se abstrai da esfera sexual, que nos relembra o amor materno, em diferentes medidas, em diferentes intensidades.

Para não nos esquecermos, temos a terceira finalidade proposta:”

c) O companheirismo – Calcado num projeto comum, capaz de atender e satisfazer ideais e interesses de ambos os cônjuges.”

Esta não pode ser relacionada com o significado da palavra, não por não se assemelhar em nenhum aspecto, mas sim por carecer de fato de um significado maior, esta terceira foi proposta como um método de sustentar as duas primeiras sem abstrair a essência humana do aspecto amor.

Não devemos abandonar nossos objetivos para incorporarmos um sentimento tão puro, mas sim nos somar a ele, para nos tornarmos ainda maiores.

O mesmo código civil conceitua o casamento como: “Casamento é o vínculo jurídico entre o homem e a mulher que se unem material e espiritualmente para constituírem uma família. Estes são os elementos básicos, fundamentais e lapidares do casamento.”

Orçamento Online

Receba um atendimento Personalizado

Instagram

Acompanhe nossos ultimos Eventos

Autora do Blog MITS

Giovanna Malavasi

Giovanna Malavasi

Fundadora MITS Assessoria

Formada em Hotelaria pelo Centro Universitário Senac, apaixonou-se pela área de eventos e especializou-se em Administração e Organização de Eventos, pela Universidade Anhembi Morumbi. Começou aos poucos promovendo festas, organizando pequenos shows e trabalhando em empresas voltadas ao mercado de eventos.

Neste caminho, Giovanna entrou para o ramo de assessoria de casamentos e então começou a sonhar e planejar com sua futura empresa.

Dicas para acertar na assessoria do seu Casamento

Baixe nosso e-book Grátis

Ofertas Especiais

30% OFF

Casamento dos sonhos

30% OFF

Casamento dos sonhos

30% OFF

Casamento dos sonhos

Acompanhe pelo Instagram